segunda-feira, 30 de maio de 2011

Cozinhando para os amigos!

Faz uma semana que eu combinei com alguns amigos de fazer um jantar para eles! Eu estava me coçando para usar as receitas e técnicas que eu aprendi nas aulas, e então com uma semana de antecedência comecei a planejar o cardápio.
Eram três pratos, entrada, prato principal e sobremesa.

Bom, já que eu já tinha o fundo de carne, encanei que queria fazer um consommé, que tinha ficado delicioso na sala de aula, e conversando com o meu professor, decidi, a entrada ia ser um consommé de boi com ovos de codorna fritos e baby rúcula!

Para o prato principal eu queria muito fazer um guisado, ou uma carne braseada (que não tem nada a ver com brasa, é uma carne ensopada), resolvi então fazer um raviolone, recheado com ricota, mussarela de búfala, semente de girassol e figo! E a carne, resolvi fazer um alcatra suíno que eu tinha no freezer.

E de sobremesa... eu tinha uns doces orgânicos de umbu que estavam aqui a um tempão, e eu ainda nem tinha feito nada com eles... pronto... tortinha de doce de umbu com sorvete de creme!

E... sábado de manhã cedinho, acordei para começar a farra na cozinha!

Por onde começar? Resolvi começar pela massa, que dá trabalho, tem que esticar, cortar, rechear...  Para a massa, escolhi farinha de grano duro, e a coisa toda já começou um pouco estranha, a receita tradicional
 que eu uso, que é para cada 100grs de farinha um ovo, ficou muito úmida, tive que colocar mais farinha, o Felipe (marido e ajudante de cozinha) começou a abrir a massa enquanto eu preparava o recheio, e,

ufa, abrimos a primeira folha de massa, e comecei a rechear, estava ficando lindo, quando eu percebi que o Felipe estava demorando demais para abrir a segunda folha... é... a massa estava super ressecada... farinha demais... tivemos que salvar a massa re-sovando com um pouco de água. Deu trabalho mas ficou muito bonitinha.

A carne foi simples, deu tudo certo, fiz como fizemos na aula ficou perfeita!

Então montei as tortinhas e pré assei para na hora só aquecer!

E deixei o consommé para fazer só um pouco antes dos convidados chegarem! Fui lá peguei o fundo de boi que estva congeladinho, descongelei lentamente na panela, e misturei o mirepoix às claras de ovos, o tomate, e a carne moída e botei tudo na panela, acontece o seguinte, se o consommé ferver, danou-se, ele turva, e a graça dele é ser límpido, translúcido e dourado, coloquei logo meu difusor de chama e fogo baixo na panela com o desespero para a temparatura não se elevar.

Bom... quase duas horas tinham se passado, e nada do caldo clarificar, tava feia a coisa, eu jurava que não ia dar certo... mas... de repente... eu olhei, e lá estava, totalmente límpido e lindo, cheiroso, aromático, enfim, assim como pode ser um consommé!


Consommé de boi com ovos de codorna e baby rúcula


Raviolone com recheio de ricota, mussarela de búfala, semente de girassol e figo

Tortinha de Umbu servida quente com sorvete de creme

Os convidados foram ótimos, trouxeram vinho que o Felipe (que além de ajudante de cozinha também é sommelier) sugeriu para harmonizar, e ajudaram a empratar, cortaram a carne, enfim! A gente sempre acha que tudo vai dar errado, e sai tudo certo!

9 comentários:

  1. Fiquei com água na boca...precisamos marcar um jantarzinho ou almoço com a galera né!!!
    parabéns Fê as fotos estão lindas e o sabor devia estar maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  2. Huuuummmmm.... delicia, fe!! E quando vamos marcar um jantarzinho da mogada? hehe.... E a tortinha de umbu como ficou?
    Bjs da Teious

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Também quero! NLP

    ResponderExcluir
  4. Eu estava la. Foi Incrivel !!!! Tudo estava delicioso e lindo. Sou fa da Chet Pittelkow

    ResponderExcluir
  5. simplesmente um luxo Chef de cozine Pittelkol

    ResponderExcluir
  6. Hummmmmm!!!!! Imagino os sabores dessa comida! Dá fome! As comidinhas da Fê são de comer rezando!. Bjo.

    ResponderExcluir
  7. Me esbaldei!!!!! Meu dia tinha sido péssimo e seu jantar salvou meu humor! Sua companhia já é sempre o bastante para isso, mas com a comidinha especial-sensacional-gourmet-UHU ajudou pra fechar com chave de ouro! Brigada! Bjoca da Cã

    ResponderExcluir
  8. Adorei, amiga!!! É grave não saber o que é mirepoix?
    Que tal tb disponibilizar as receitas para os queridos leitores? São secretas?? ;-)
    Beijos
    Li

    ResponderExcluir
  9. Queremos mais postagens!!!!!

    ResponderExcluir