terça-feira, 24 de julho de 2012

Ninguém nasceu gostando de cerveja!


Quando a gente nasce, vem com um paladar que vai sendo construído aos poucos.

Observei o paladar dos meus sobrinhos ser construído lentamente, e por pais que sempre comeram de tudo, portanto, sempre foram estimulados a experimentar de tudo!


O Yuri veio primeiro, nasceu em 2000, ainda no século passado, mas não por isso atrasado. Minha irmã, sempre muito esperta, aprendeu  a negociar a fruta com o doce, a salada com o suco, segurou o refrigerante por muito tempo, e nunca deu muita bola pra birra, e sempre levou ele junto na feira junto com ela, para ele ajudar a escolher o que ia ter na mesa durante a semana. Desde cedo ele sempre gostou muito de brócolis, de couve-flor, claro, que ele já ranhetou muito, especialmente com coisas novas, ele prefere o que ele já conhece ao novo, não gosta muito de experimentar, especialmente com doces, ele não gosta muito de fugir do chocolate, do pudim de leite, nem do doce de leite. Uma vez, na praia, muito pequeno, fui comprar sorvete pra ele, e não tinha de chocolate, comprei o de açaí sem medo, ele nem reparou, era quase da mesma cor! Acho que o ritual do sorvete na praia era mais importante do que o sabor do sorvete!

Já a Clara, mulher, mais moderna e já desse século, nasceu em 2002, sempre teve um espírito mais desbravador. Já sentada no colo da mãe dela, agarrava a xícara de café espresso, sem açúcar, e tomava, chupava limão, caçava ervas no quintal da bisa e comia sem medo de ser feliz. Um dia, entrando no supermercado comigo, por volta de uns 4 anos de idade falou: - Tia Fê, compra uma coisa pra mim? - Eu esperei que o pedido fosse por bala, chocolate, ou algo do gênero, mas o pedido prosseguiu assim - Você compra coraçãozinho de frango? - Claro que eu comprei! Outra vez, na cozinha, enquanto nós duas estávamos preparando um jantar criado por ela, ela desfolhava o manjericão, duas folhas ela colocava na pilha, uma ela comia, alho cru também, enquanto picava comia, ela nunca teve medo de experimentar esses sabores fortes. Com a idade algumas coisas vieram, o açúcar no café, a teima em experimentar coisas novas, dizer que não gosta mesmo sem nunca ter comido, mesmo assim ela continua gostando mais de chocolate amargo do que de chocolate ao leite, e adora pimenta. Um paladar muito interessante para uma garota de 9 anos não?


Agora... voltando ao título do post. Hoje eu estava me lembrando das primeiras vezes que eu tomei cerveja na vida. Não... eu não gostava de cerveja, e tenho bastante certeza de que meus amigos, que tomavam bastante cerveja na praia e no bar, também não gostavam de cerveja, com o tempo a gente foi se habituando a gostar, e hoje em dia somos muito exigentes, não aceitamos qualquer cerveja. Se foi assim com a cerveja, porque não podemos fazer assim com o chuchu? Porque não fazemos assim com o coitado e mal falado jiló?

Eu demorei alguns anos para gostar de alguns alimentos, e com o tempo fui me habituando a gostar deles.Hoje em dia adoro quiabo, especialmente bem refogado, com gotinhas de limão para secar a tal da baba; minha mãe gosta da baba, eu não! Aprendi que o que gosto no quiabo é a textura das sementinhas, e esse sabor até um pouco untuoso parece que gruda mesmo, quando penso nele me dá até água na boca, mas não gosto do excesso dessa baba.Quanto ao jiló, depende da circunstância...  mas eu gosto sim, mas não é pra todo dia! Gosto muito de chá de boldo, mas não gosto do chá de saquinho, só daquele feito da folha, gosto do amargor, e não é só no dia seguinte que extrapolei com o fígado, gosto do sabor mesmo, me habituei a ele.


Tenho minhas birras também, claro... repolho cru é uma das minhas birras, não consigo, acho ruim, só como se não tem outra maneira, e eu não posso recusar...  eu cubro de azeite, mas, como uma boa neta de alemão adoro chucrute, especialmente dentro do cachorro quente! Tenho paixão por acidez, pepino em conserva, azeitona, carambola verde, limão, vinagre... assim vai.

Pense no seguinte, qual alimento que você não gosta? Ou melhor... quais?  De repente, é só uma questão de hábito, afinal de contas, você se habituou a tomar cerveja não?
Vou te fazer uma proposta, faça um teste, tente ir se habituando a ele... lentamente...  Não adianta colocar na boca e engolir rapidamente, tem que saborear, perceber o que você gosta e o que você não gosta nele.

Pegue um alimento que você gosta, coloque na boca, e tente perceber quais são todas as qualidades dele que você gosta, textura, sabor, acidez, doçura...  Entenda porquê você gosta dele!

Depois pegue um alimento que você não gosta, não comece pelo mais odiado, pegue um que você acha tolerável, e faça a mesma análise, e entenda o porquê você não gosta dele! Ou melhor... de repente, você percebe... que não tem razão nenhuma para você não gostar dele, é só pura falta de hábito! Pronto! Você é uma nova pessoa! Pronta para adquirir um novo hábito!

Se você leu este post e pensou em alguma coisa que você não gosta imediatamente, eu agradeceria imensamente que você escrevesse nos comentários o nome do alimento que você não gosta!
(Pode ser anônimo!)


17 comentários:

  1. Engraçada a coincidência de você pedir esse depoimento num momento onde os dois últimos alimentos da minha lista de 'odeio', estarem cada vez mais sendo inseridos na minha lista de 'ok, eu nunca vou pedir por eles, mas não vou criar caso'.
    Eu sempre fui uma criança muito enjoada pra comer, até os 20 anos. Quando eu cheguei nessa idade eu reparei que a maioria das minhas críticas eram relacionadas com cores e texturas e quase nunca com sabor. Típico de criança. Pouco-a-pouco tudo o que eu não gostava foi sendo aceito até restarem somente dois.
    O primeiro deles é o maldito coentro! Com 13 anos de idade, na casa dos meus pais, tinha uma moça que trabalhava lá e fazia uma dessas fôrmas com uma camada de purê de batata, uma camada carne moída, outra camada de purê de batata e coberto com queijo. Dá água na boca não? O problema era que, tirando o queijo, todo o resto continha quantidades industriais de coentro. Eu lembro de passar tardes no sofá assistindo Muppet Babies, sentindo o coentro correndo pelas minhas veias, eu respirava e o meu hálito tinha cheiro de coentro, eu encostava nas coisas e elas ficavam cheirando coentro, até a minha pele ficava verde-coentro.
    O outro alimento era o piementão. A sensação que eu sempre tive era que se os alimentos fossem bárbaros vivendo de acordo com a lei do mais forte, o pimentão seria o rei. Qualquer comida que tivesse, mesmo que em quantidades pequenas de pimentão, o pimentão sempre se sobressaía. Vira-e-mexe, se eu comesse um peixe com uma notinha de pimentão, era como se eu estivesse comendo um pimentão gigante salpicado com pequenos pimentões e com molho à base de pimentão.
    Apesar dessa birra com o pimentão, eu sempre gostei muito de sardela, de longe meu antepasto preferido, daí foi só entender que o gostoso na sardela era o pimentão. Hoje em dia quando as coisas tem pimentão eu não me incomodo. Eu fico me perguntando porque diabos o pimentão tem que ser tão egocêntrico ao ponto de qualquer situação onde ele esteja, a atenção tem que ser completamente voltada para ele, não sobra pra mais ninguém. Mas é o jeito dele.
    Agora o coentro... Eu gosto de pensar que está chegando o dia onde eu vou poder dizer que eu gosto de tudo. As pessoas vão perguntar 'tudo mesmo?' e eu vou dizer, sim, TUDO. Mas esse dia ainda não chegou, as vezes quando eu percebo que alguma comida tem coentro, eu começo a ver a tonalidade da minha pele se esverdear, e na minha cabeça começa a tocar a música dos Muppet Babies...

    ResponderExcluir
  2. Thiago,
    maldito coentro, eu concordo! Tem gente que diz que odiar coentro é mania de paulista... Eu não sei... Acho que coentro tem hora e lugar, não pode ser em excesso, nem em qualquer lugar! Em um dos meus primeiros empregos tinha almoço, e tinha coentro em tudo!!! Foi uma tristeza! No terceiro dia eu comecei a levar o meu próprio almoço! Coentro faz o feijão ficar com gosto de sabão, mas... na guacamole combina, na moqueca tem o seu papel...
    Pimentão, se bem usado fica gostoso, não pode tomar conta de tudo, tem que ter moderação... mesmo alho, que eu amo,acho que as pessoas tem mania de exagerar! Não precisa colocar demais só pq é gostoso! Se não, só tem gosto de alho!

    Agora... Ber, você gosta de tudo mesmo? Até buchada de bode e dobradinha?

    Eu adoro miúdos, mas alguns eu não encaro não...

    ResponderExcluir
  3. Nunca comi Buchada ne Dobradinha, vamo nessa? Também preciso encarar o famoso jiló. Só comi uma vez qdo era pequeno e nem lembro o gosto. Fiquei pensando aqui comigo mesmo que não sou muito fã de pêssego. Até como, mas tem uns muito peludos e muito perfumados que me lembram um Gin que deu errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha... buchada eu não encaro... Matias eu sei que encara, eu queria tentar de novo! Dobradinha eu sempre tento, queria tentar a do mocotó! Vamos?

      Pêssego me soou muito peculiar... Hahaha! Mas entendo o trauma...

      Excluir
    2. Eu adoro geléia de mocotó. Queri tomar um bom caldinho. Vamo nessa. Tem que chamar o Tiago Marinho, haha

      Excluir
    3. Primeira vez que eu comi Dobradinha foi no Mocotó e foi sem traumas, muito pelo contrário, gostei e comeria de novo!

      Excluir
  4. Fê!
    Concordo plenamente com o Thiago.. E vc já sabe disso...rs
    Coentro não dá... Espero um dia ser evoluída como vc e aceitá-lo pelo menos em algumas ocasiões, mas por enquanto continuo não gostando...
    Já o pimentão eu estou melhorando, ainda não posso dizer que gosto, mas quando usado com moderação, como um tempero, tolero, e algumas vezes já fui capaz de apreciar seu sabor...
    Quando li seu texto nem me lembrei dos miúdos, já q vc tocou no assunto... Realmente, não são todos q dá pra encarar... Na verdade, q eu tenha tido a oportunidade de experimentar, o bucho eu realmente não consigo gostar.. e fígado também é muito difícil de engolir...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, sei bem!

      Ah nossa praça feliz "COENTRO FREE"!

      Mas ainda acho que um dia você vai gostar de uma linda terrine de foie gras com vinho do porto branco...

      Eu só comecei a gostar de sopa depois dos 28...29... sabia? (Antes disso eu só comia sopa de feijão)

      Excluir
  5. Existem comidas que não gostamos porque causaram trauma, como no caso do Thiago com coentro, que eu também não gosto, e também não suporto o cheiro. Mas voltando ao trauma, quando eu era criança e tinha anemia, o médico mandou minha mãe bater figado crú com suco de laranja, imaginem isso, então figado para mim é um remédio difícil de digerir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, você, melhor do que ninguém, sabe como eu era chata para comer quando era criança, quanto ao fígado, tive birra até que... depois de um ano e meio sem comer carne vermelha salivei na frente dos miúdos de galinha no Ceasa... Vai entender! Mas fígado cru é crueldade de médico! CREDO!!!

      Excluir
  6. Engraçado, Fê, sabe que quando eu me separei, que eu comecei a me reconstruir, eu fiquei pensando exatamente o que vc falou? Eu parei e pensei: bem, vou provar daquilo que eu não gosto para ver se eu realmente Não gosto! Como eu estava me reconstruindo, eu tinha que refazer todos os meus conceitos, provar de tudo novamente, para daí sim fazer juízo. E olhe só o que na época me veio a mente: o bendito do quiabo! e realmente, babento não dá, mas sequinho, meio que enrolado naa farofa, fica bem gostoso! Eu me lembro, eu tava na espera do Poupa-tempo, almoçando ali na Sé, e daío num quilo tinha esse bendito quiabo com farofa, e eu tava na vibe de mudanças e pensei: porque não?! Fora isso, eu acho que gosto de tudo rs. Era só isso que faltava ;-) Bjs mil, saudades, Danny (o sumido)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danny,

      Vem aqui em casa um dia desse que eu te faço um quiabinho sequinho! Há algum tempo, em um japa da liberdade comi um tempurá de quiabo, era uma coisa de louco! Pensei tanto no quiabo para escrever esse post que tenho um fresquinho na geladeira, vou refogar com limão e comer com carne moída e arroz integral, acho que é a minha combinação preferida!

      Excluir
  7. Eu odeio salsinha, aliás nem de cebolinha eu gosto porque só andam juntas. Odeio mais ainda quando algumas pessoas falam "por que não gosta, não tem gosto de nada". Na hora já respondo "se não tem gosto de nada, então pra que colocar?" E quando peço algum prato num restaurante e esqueço de pedir para não colocar esse verde, nem pra enfeitar?! Vem todo saplicado no alimento, até nas bordas do prato, não dá nem pra ficar tirando. Já deixei toda comida e saí do restaurante por conta disso. Tem gente que diz que coloca por cima pra ficar "bonito" e "dar uma cor"; o chuchu já é verde e ENCHEM de salsinha nele. Eu sempre pergunto no restaurante que almoço: "por que não colocam um potinho cheio de salsinha picada por perto, que quiser coloca?" Eles respondem que já fizeram isso, mas ninguém pega e depois têm que jogar fora. Então não faz falta, ué!!! E não adianta dizer que é outro verde pra me enganar, não. Salsinha tem umas pontinhas inconfundíveis, conheço de longe. Agora, quem gosta, não tem que tentar modificar o gosto de quem não gosta dizendo que tem ferro, que emagrece, etc, etc. não é isso que vai mudar a opinião, além do que é amarga e gruda nos dentes! ODEIO!!!!!
    SONIA LOTURCO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tia, eu adoro salsinha, e acho que tem gosto sim! E acho que você tem que usar a técnica do seriado Sex and the City, a personagem principal odeia salsinha, e sempre que vai em um restaurante, fala que é alérgica! Aí não tem como dar errado né?
      Mas eu também lembro de uma cena sua, tirando todos os verdinhos de uma terrine de fígado que a Nanci fez em um Natal, e era hortelã!!! Hahaha! Também não precisa exagerar né?
      ;-)

      Excluir
  8. Desde meu casamento (que malogrou, por sinal) eu tenho uma mania herdada da ex): experimento tudo o que não gosto uma vez por ano, vai que meu paladar muda. Se continuo não gostando, qual o problema?
    Com minha última companheira (esse relacionamento acabou em dezembro último) a gente tinha mania de ir a restaurantes e pedir o que parecesse mais bizarro no cardápio. E trocávamos os pratos (e ficava aquela sacanagemzinha de casal: o que eu pedi era melhor...) Essa mania eu já havia me imposto e foi muito legal encontrar alguém que me acompanhasse.
    Estou gostando do teu blog. Cheguei aqui porque você postou algo na timeline de um amigo, no FB e eu te adicionei.
    =)

    abs e continue postando.

    ResponderExcluir