segunda-feira, 2 de julho de 2012

Você tem fome de quê?



Existem muitas coisas que abrem o meu apetite, e existem muitas coisas que acabam com o meu apetite, e, surpreendentemente, nem sempre o que abre o meu apetite é bom, e nem sempre o que acaba com o meu apetite é ruim.

Andei conversando muito e observando muito sobre esse assunto por aí, amor,paixão, desamor, raiva, ódio e o apetite, como essas coisas influenciam o apetite e o que você come, e como a comida cai no seu estômago.
Já ouvi muito falar que a paixão emagrece e o amor engorda, concordo e descordo...

Quando eu estou feliz, animada, apaixonada, eu realmente, perco o apetite, esqueço de comer, mas quando estou triste, sofrendo, deprimida, também perco o apetite, também não como...

Para mim a tristeza vem acompanhada da inapetência, passei por uma fase triste, que felizmente, e surpreendentemente passou muito rápido, só que na seqüência dessa fase, percebi que a minha alimentação estava absolutamente equivocada. E conforme a minha alegria foi voltando, meu apetite também e eu fui reaprendendo a comer.

Nesses meses emagreci muitos e muitos quilos, e não só isso mudou em mim, todo mundo que me encontra me diz: - Nossa Fê, como você está diferente! - Alguns sabem o que é, outros não! Quem está mais próximo sabe que estou mais leve não só fisicamente, mas também na alma... Sim, a alma está mais leve, estou mais feliz, sorrio muito mais, danço mais, saio mais, cozinho mais, converso mais, enfim, saiu uma nuvem cinza de cima da minha cabeça. E o que o apetite e a alimentação tem haver com isso? Ah... pra mim tem tudo!

O amor próprio reflete diretamente na nossa beleza... sim, eu me sinto mais bonita, acho que por isso os outros também acabam me achando mais bonita, não são só os quilos perdidos. Daí vem uma preocupação com o que entra pela boca, e não pode ser qualquer coisa, não vou comer o que eu "carinhosamente" apelidei de McShit, ou algo que simplesmente me empapuce, e não traga nenhum prazer, nessa "brincadeira" acabei eliminando praticamente tudo que vem do pacote, não suporto mais o sabor de mais nada dessas coisas. Outro dia, em uma viagem de carro, uma amiga comprou um pacote de batata frita, e eu comi algumas... e eu me perguntei... como eu conseguia comer isso antes? É muito ruim! O sabor é muito ruim, eu só podia não estar prestando atenção no que eu estava comendo quando comia isso!

O mais engraçado, é que comecei a comer algumas coisas que não comia antes, como bacon! Eu quase nunca comia bacon, e agora que estou emagrecendo... eu como... irônico não? Mas é que agora aprendi a dosar certas coisas! E acho que estou aprendendo a medida, estou aprendendo o equilíbrio...

Aqui vai uma das minhas receitas preferidas, as batatas "fritas" de forno!


Batata Frita de Forno

Ingredientes:

- Quantas batatas quiser!
- Água em abundância
- Uma panela que o tamanho vai variar conforme a quantidade de batatas
- Sal
- Azeite

Modo de Fazer:

- Pré-aqueça o forno em temperatura alta!

- Coloque a água para ferver, com um punhado de sal! (Eu prefiro o sal marinho, sempre.)

- Eu gosto de fazer as batatas com casca, mas tem gente que prefere sem, faça como preferir! Corte as batatas em palitos gordinhos, ou magrinhos, como for a sua preferência, sempre!

- Assim que a água ferver coloque as batatas na água, para as mais magrinhas eu conto 12 minutos, para as mais gordinhas eu conto 15, costuma dar certo, o segredo é ficar de olho e não deixar elas ficarem muito moles. Se você acha que elas estão ficando muito moles, tire antes do tempo marcado!

- Escorra muito bem as batatas.

- Coloque as batatas em uma assadeira e jogue um pouco de sal sobre elas, neste momento você pode aromatizá-las com ervas, com alho, ou até com um sal aromatizado. Depois regue com uma quantidade generosa de azeite. Não precisa escorrer azeite, mas todas precisam ter recebido pelo menos um fiozinho de óleo. depois chacoalhe elas, pode ser com a mão para todas ficarem igualmente besuntadas.

- Abaixe a temperatura do forno para médio alto e coloque a assadeira lá, e vá observando, aí é uma parte muito subjetiva... eu gosto das minhas batatas bem douradinhas, então acabou deixando as batatas por uns 30, 40 minutos, mas isso depende do tamanho das batatas, e da potência do seu forno, se você estiver com pressa, você também pode ligar o grill do seu forno para acelerar o processo.

Eu particularmente adoro fazer essas batatas para acompanhar um peixinho com ervilhas passadas na manteiga, mas ficam ótimas com praticamente qualquer coisa!









Nenhum comentário:

Postar um comentário