sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Definitivamente... é bonito... mas não é pra mim...

Ahhhh... esses dias todos, sem escrever, esse silêncio, acho que era um grito contido na garganta! 


A confeitaria é legal! Bonita, gostosa, cheirosa, cheia de texturas incríveis, mas... não é para mim, pelo menos agora não. 


Desde o dia 8 de agosto, até ontem, dia 18 foram aulas de confeitaria avançada, com tudo que envolve os meus piores pesadelos, caramelo, pasta americana, corantes, caldas de açúcar, genoises, bavaroises, biscuit parfait, mousseline, tuiles... ah, esses franceses malvados! 


Eu fiquei tentando ensaiar um post sobre todos esses doces lindos e gostosos, mas não consegui, foi mais forte do que eu, não consegui! Eles me venceram! Mas eu tive algumas vitórias também! No primeiro dia consegui fazer um bolo decorado que me deixou muito feliz! Afinal de contas, no semestre passado, eu tinha conseguido fazer o bolo mais feio da classe! 


Eu sei, eu sei, não é um primor de decoração, tem vários defeitinhos, mas ele não era feio, e eu me orgulhei de ter feito, e isso é o que importa! 


Sabia que tingir a pasta americana de preto é muito difícil? Pois então, fui eu que tingi, com essas mãozinhas que ficaram depois manchadas com um estranho tom rosa. 




Mas depois disso, vieram outros desafios vencidos! Consegui temperar o chocolate, e fazer bombons, e eles não pareciam alienígenas! 




Não... não são todos meus filhos, só alguns, mas vocês vêem algum medonhamente feio aí? Então já está bom! Ufa! Claro que alguns que eu fiz a casquinha de cima ficou tão fina, que na hora de tirar da forminha eles se racharam, mas eles estavam deliciosos, afinal de contas, trabalhar com chocolate belga já é metade do caminho.


Já essa outra imagem aqui embaixo é a mão da professora demonstrando como se faz um cigarrete lindo com chocolate ao leite e amargo.




Depois do sucesso com os bombons eu já me senti muito mai confiante! Até me arrisquei a fazer o perigoso ninho de açúcar!




E até, muito ousada, arrisquei algumas decorações



Mas fico muito feliz em dizer! Acabou a confeitaria! Agora temos duas aulas extras de panificação ♥, e logo depois começa a cozinha internacional, estreando lindamente com cozinha mediterrânea! 


Ufa!


3 comentários:

  1. "esses franceses malvados" hahahahahaha
    querida, não esquenta. você manda bem demais nas outras áreas pra se preocupar com a sobremesa... =) beijos da cã

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê! Já estou vendo uma vaga de pâtissier no seu restaurante! Eu prefiro a confeitaria mil vezes do que outra coisa! Meu grande problema é acertar no sal (fica faltando um pouco de sal em minhas receitas, rss). O açúcar vem em gramas e o sal a gosto. Esse "a gosto" é complicado de mais!

    ResponderExcluir
  3. oi como deixar a pasta preta e como se faz ninhos de acucar grata

    ResponderExcluir