segunda-feira, 23 de maio de 2011

No açougue...






Nesse sábado passado, resolvi ir ao açougue, depois de um longo ensaio, e, confesso, um pouco de preguiça de sair do roteiro do supermercado, eu resolvi ir atrás dos meus ossinhos para fazer um belo fundo de carne.

Um amigo meu já tinha me recomendado o açougue Tennessee, na Heitor Penteado, então, como era perto resolvi ir lá. Chego lá e descubro uma enorme fila, com senha e tudo, meu amigo também tinha me alertado sobre a fila, mas eu não achei que ia ser tão grande, tinha 15 números na minha frente, e pessoas apinhadas no balcão assistindo aquele espetáculo de limpeza e corte de carnes! Nas vitrines tudo muito bonito, com cara de carne fresquinha, bom, sem dúvida os produtos circulavam ali, sem produtos velhos! Mas de cara fui falar com um moço simpático no balcão : - Moço, o senhor tem osso de boi aí?, e logo ele perguntou : - Qual o tamanho do seu cachorro? Eu dei um sorrisinho e logo disse: - É pro cachorro não, é pra fazer caldo, tem osso cortado pequeno pra caber na panela? Ele logo se agilizou e comecei a ouvir o barulho da serra, fiquei espantada com a gentileza, já que o moço tinha falado que os ossos eram de graça, eu nem ia levar nada, mas a vitrine era muito tentadora. Contra filé, linguiças, toucinho, filé mignon, lagarto... tudo mais que você pode querer dentro de um açougue.



Logo o moço voltou, e eu ainda aguardava para ser atendida no outro balcão, naquela fila de senhas! Mas nem me chateei com a espera, tava tudo tão bonito de ver, e afinal de contas, não sei direito, mas acho que fazia mais de 10 anos que eu não entrava em um açougue!

Cheguei em casa com 7 quilos de ossos de boi, e 3 quilos de ossos de porco e fui direto pra panela fazer meu fundo escuro de boi, os ossos de porco eu congelei, uma coisa de cada vez!

E assim, cheio de sangue e sabor de fundo de carne de verdade, e nada de glutamato monossódico e outras bobeiras, começa meu blog!

Vai ficar para um outro post, mas vou colocar aqui passo a passo (com direito a fotos) como fazer essa belezinha de receita!

10 comentários:

  1. Querida Fefa, como é gostoso acompanhar a sua animação, criatividade e esta alegria de repartir suas descobertas ! Amei seu primeiro post, escrito com o coração e a vivacidade de uma menininha em suas descobertas mundo afora. E a foto, que linda !Parabéns por mais esta iniciativa ! Sabe que sou sua fã de carteirinha, né ! Sucesso e muitos beijos com carinho, Thais ;O)

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, Faço coro com quem escreveu aqui antes de mim. Adorei seu blog, escrito com o coração e a vivacidade das descobertas.
    Vá por aí amiguinha.
    Parabéns. Vou seguir voce.
    beijoca.
    Zilda

    ResponderExcluir
  3. Que delícia começar um blog com comentários tão legais! Beijocas pra vcs!

    ResponderExcluir
  4. Puxa, Fê!!
    Que legal! Esse blog é uma composição do seu lado artista com o seu lado cozinheira (futura chef!). Um bom jeito dos amigos te acomapanharem e até matarem um pouco das saudades! Que delícia!
    Vou ficar de olho - e hora dessas vou fazer um passeio no tennessee. Muito chique um caldo de carne de verdade, com osso e tudo!
    Bei
    Jo

    ResponderExcluir
  5. Oi Fê ! Cheguei ! Adorei a idéia do Blog. Você escreve tão gostoso, que a gente até imagina os seus passos. Como vc faz, e muito bem, o que ama, tenho certeza que Blog vai dar certo. Parabéns pelas imagens e pelas futuras postagens, que com certeza serão ótimas. Vou te seguir. "Cuidadoooo"!! ahahah. Beijo e boa sorte, Midas da Cozinha.

    ResponderExcluir
  6. Fe, que ideia legal! Adorei o post das "aventuras" no açougue! Fiquei com vontade de conhecer e principalmente de provar esse caldo de carne verdadeiro!

    Muito sucesso! Seja e perto, seja de longe, estou aqui acompanhando!

    Beijos,
    Pedro Ferreira

    ResponderExcluir
  7. Oi Fe!
    Descobri o seu blog e curti! Já comprei nesse açougue mas na real não gostei da qualidade da carne não, o filé mignon deles não foi tão apetitoso e macio como deveria ser!

    bjs

    Fer Forato

    ResponderExcluir
  8. Conheci o blog hohe, link da Nina Horta, vc. é bem espontânea ao escrever, vou virar seguidor. Ah! tô esperando a receita do caldo de osso ;

    ResponderExcluir
  9. amei seu blog sempre compro nesse açougue e amo a qualidade e a limpeza.

    ResponderExcluir