sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Com açúcar com afeto?

Na próxima segunda-feira acabam minhas férias escolares, e eu volto ao SENAC para fazer o segundo e último semestre do CCI... e voltamos diretamente com... CONFEITARIA! 

Eu tenho uma estranha relação com a confeitaria, é uma questão de amor e ódio, eu não sei lidar direito com isso, então já fico com uma ansiedade antecipada. 

No final do primeiro semestre tivemos básico de confeitaria, e agora começaremos o segundo com o segundo módulo de confeitaria, eu estava ansiosa para voltar para o calor das panelas, caldos, molhos, massas, onde eu consigo raciocinar e improvisar, e adicionar um pouco mais de alho, salsa, azeite, enfim, onde eu me sinto livre para criar e entender, mas voltar assim direto para a confeitaria, confesso que me desanimou um bocado. Espero que os nossos coordenadores do curso tenham feito isso com algum objetivo, e não simplesmente porque era assim que encaixava no calendário de aulas. A confeitaria é interessante e importante, eu entendo, mas não consigo ter aquele prazer todo ao decorar um bolo, montar uma torta doce, entender os milhares de pontos da calda de açúcar. Sim, eu gosto de doce, afinal de contas, uma refeição incrível pode ser arruinada por uma sobremesa ruim, e uma refeição mediana pode ser salva por uma boa sobremesa! 

Eu sempre fui uma mulher com muitos pratos salgados no cardápio, e 2 ou 3 sobremesas. E nunca consegui inventar nenhuma sobremesa, no máximo uma adaptaçãozinha ou outra, no aniversário do marido troquei as nozes tradicionais por pecans nos camafeus, fiz tortinhas de doce de umbu, mas... nada de extraordinário. 


Estou juntando todas as minhas energias e bom humor, para retomar as aulas com a maior boa vontade do mundo tentando gostar de confeitaria, mas confesso que quando a professora disse na última aula que a gente ia fazer escultura de açúcar no segundo semestre, isso me desanima um tantinho... Não tenho a coordenação motora, nem a paciência necessária, mas vou botar minhas energias em aprender a fazer direito! 


Que venham os doces!

3 comentários:

  1. cara..... se não ficar bonito eu como mesmo assim! hahaha! seus camafeus estavam um pecado, o creme brulee uma perdição.... acho que você manda bem nos doces, héin?!?!? =)
    beijocas da cã

    ResponderExcluir
  2. Fe, também não tenho com doces a mesma paciência que tenho com os salgados. Mas me aventurei recentemente a coisas bem prosaicas, até para compor uma refeição inteira, sem ajuda dos "universitários" (leia-se docerias e quetais). Boa sorte nesta nova etapa. abs
    Wair

    ResponderExcluir
  3. Olá gostaria de ti convidar para me seguir no meu blog Receitas e sabores by GEZA
    o link é:http://gp-sch.blogspot.com/

    ResponderExcluir