domingo, 1 de julho de 2012

De Farinha e Alma



Toda vez que eu entro na cozinha eu me entrego...

Eu não consigo não ser intensa... não consigo não colocar minha personalidade em tudo o que faço!

Talvez essa seja a minha maior qualidade e o meu maior defeito!

Sou assim o tempo todo, 24 horas por dia, 7 dias por semana!

Já ouvi amigos falando que eu me exponho demais, já ouvi gente falando que eu eu preciso ser mais calma, que eu preciso ser menos... mas... eu me pergunto... se eu for menos... ainda serei eu?

Sou ansiosa, sou rápida, sou over, quero mais, quero tudo, quero sempre, quero mais!

Andei reparando que na minha comida essas características estão presentes. Eu gosto de pungência, mas não gosto de doçura em excesso...

Por exemplo: Adoro acidez, picância, provocação em forma de sabor, mas não gosto de doçura em excesso, chocolate ao leite, torta holandesa... Acho que eles são óbvios demais, e não tem a graça da provocação...

Gosto do amargor do jiló.

Gosto de suar com a pimenta.

Gosto de sentir o bafo do alho.

Gosto de sentir o limão picando a língua.

Pode ser simples... pode ser simplesmente uma picada de uma mexerica.

Pode ser complexo como a picância da mostarda dijon.

Gosto também de sentir entre os dedos a massa do pão integral cedendo por insistência e ficando cada vez mais leve ao ser sovada. Essa intensidade tem uma intenção!

Mas gosto também do equilíbrio entre essas intensidades...

Aqui vai uma receita que equilibra a intensidade da acidez do limão, e da doçura do mel. Boa para ser servida com uma boa torta ou quiche...







Salada de abobrinha marinada com mel e limão siciliano

Ingredientes:
2 abobrinhas médias (italiana)  (400grs)
3 colheres de chá de sal
1 colher de sopa de mel
4 colheres de sopa de azeite
Raspas de 1 limão siciliano
4 colheres de sopa de suco de limão siciliano (suco de 1 limão)
4 ramos de tomilho
Alface americana
Radicchio
Palmito Pupunha

Modo de fazer:


 
  1.      Passe as abobrinhas no ralador, fazendo fatias finas. Reserve.
  2.       Lave bem o limão e tire as suas raspas, depois o esprema e reserve seu suco.
  3.       Desfolhe o tomilho e reserve as folhas.
  4.       Em uma tigelinha misture o sal, o mel, as raspas do limão e o seu suco. Misture bem com um garfo até dissolver bem o mel. Adicione as folhas de tomilho.
  5.       Jogue esse molho sobre as abobrinhas e deixe marinando por aproximadamente 15 minutos, nesse tempo a abobrinha amolecerá, mas ainda manterá sua crocância. 
  6.       Sirva sobre uma cama de folhas de alface americana e radicchio, com rodelas de palmito pupunha.









Nenhum comentário:

Postar um comentário